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Número verde: 800 272 624
Balcão Virtual
Perguntas Frequentes
Atendimento
Como posso contactar a Loja do Ambiente?
Pode fazê-lo através do Site da Loja do Ambiente, ou telefonando para a nossa Linha Verde – 800 27 26 24. Pode, ainda, enviar-nos um fax para o número 252 088 009, ou um e-mail para o endereço lojaambiente@cm-pvarzim.pt.

Pode, ainda, dirigir-se, pessoalmente, às nossas instalações, na Praça do Almada, 5A, na Póvoa de Varzim, de segunda a sexta-feira, no horário ininterrupto compreendido entre as 8h30 e as 15h00.
Contratos e Denúncias
O que é necessário para celebrar o Contrato de Fornecimento de Água?
  1. Bilhete de Identidade, ou Cartão de Cidadão, ou Passaporte.
  2. Cartão de Contribuinte.
  3. Alvará de Licença de Utilização, exceto quando os contratos respeitarem a prédios licenciados e construídos antes da entrada em vigor do Regulamento Geral de Edificações Urbanas (neste caso , o documento tem de apresentar comprovativo de inscrição matricial do prédio em data anterior à sua exigência).
  4. Se o contrato respeitar a obras de construção civil, terá de ser apresentado alvará de licença de construção, e será celebrado por tempo determinado, estabelecendo-se o seu termo em conformidade com o prazo constante nesta licença. Será, ainda, precedida de pedido de vistoria ao local a realizar pela Fiscalização desta Câmara Municipal e dependente da sua aprovação.
  5. Preenchimento de documento a enviar às Finanças, onde é indicada a Inscrição Matricial do prédio e identificação completa do(s) proprietário(s).
O que devo fazer para rescindir o Contrato (retirar o contador)?
  1. Pode fazê-lo pessoalmente, dirigindo-se à Loja do Ambiente, ou através de carta ou fax.
  2. Deve sempre identificar o número de consumidor, assinar o documento, anexar cópia do Bilhete de Identidade e, preferencialmente, indicar a leitura existente no contador.
  3. Sempre que o contador não esteja acessível pelo exterior, deve ainda indicar telefone para contacto.
IMPORTANTE: lembramos que só o titular do contrato tem legitimidade para solicitar a rescisão do contrato, que implica o fim do abastecimento de água e a retirada do contador instalado.
Leitura do contador
Como se lê o contador?
Deve considerar apenas os números com o fundo de cor branca ou preta, ignorando os algarismos vermelhos.
Quando é que os serviços camarários verificam a leitura?
Fazem-no mensalmente, com excepção da fatura de julho, que contempla médias.

IMPORTANTE: nos termos do nº 2 do artigo 28º do Tarifário, a Câmara Municipal pode suspender o fornecimento de água se não for possível proceder à leitura do contador, por facto imputável ao utente, por período superior a dois meses.
Como posso comunicar a leitura do contador de água?
Todos os meses, no período compreendido entre os dias 1 e 10, é possível fornecer a leitura registada no contador. Poderá fazê-lo ligando para o número verde 800 27 26 24, ou aderindo, gratuitamente, ao Balcão Virtual, através do qual poderá aceder ao menu Comunicações de Leitura e inserir os dados em Leitura do contador.
Pagamentos
O que é a Conta da Água?
A Conta da água é o documento resultante da faturação dos consumos.
Através da Conta da Água são também transmitidas diversas mensagens úteis e práticas, alertando, por exemplo, a existência de faturas em atraso, entre outras.
A Conta da Água é emitida mensalmente.
Qual é o tarifário em vigor?
Por favor, consulte o nosso Tarifário
Como é faturado o consumo da água?
O consumo de água é faturado com base na leitura do contador. No caso de ausência de leitura, o consumo é faturado por estimativa.
O que é a faturação por estimativa?
No caso de ausência de leitura, o consumo é faturado por estimativa, com base na média dos consumos faturados nos três meses anteriores, sendo ajustada de acordo com as leituras efetuadas.
Quais as formas e locais de pagamento da fatura da água?
A Câmara Municipal tem ao seu dispor diversas formas de pagamento da sua Conta de Água:
  • Nas Tesourarias da Câmara: Loja do Ambiente, tesouraria existente no edifício dos Paços do Concelho, e na Delegação da freguesia de Aver-o-Mar.
  • Nos CTT e Agentes Payshop.
  • Via Multibanco, utilizando a referência indicada no fundo da sua fatura.
  • Por cheque ou vale postal dirigido à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e enviado para o seguinte endereço:

    Loja do Ambiente
    Praça do Almada, 5A
    4490-438 Póvoa de Varzim

  • Através do Sistema de Débitos Diretos, com adesão junto da sua entidade bancária.
O que é necessário para pagar a fatura da água através de transferência bancária?
Basta aderir ao Sistema Débitos diretos, junto da sua entidade bancária ou via Multibanco.
O que pode acontecer se eu me atrasar no pagamento da Conta da Água?
Até ao final do mês a que respeitar, acresce apenas juros, à taxa legal de 1% ao mês, não sendo possível o seu pagamento nos postos CTT, Agentes Payshop e Multibanco.
A partir do 1º dia do mês seguinte, passa a estar sujeito à interrupção do fornecimento de água e consequente pagamento da taxa de restabelecimento, quando a mesma se efetivar.
As faturas que vai recebendo contemplam sempre os últimos 3 meses em débito.
Verificando-se a falta de pagamento por período superior a 2 meses, a Câmara Municipal pode rescindir o contrato.
Tarifário Social
O que é o Tarifário Social?
O Tarifário Social foi criado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no sentido de promover uma redução nos valores da fatura de abastecimento de água, saneamento e gestão de resíduos para os utilizadores finais domésticos que estejam a atravessar dificuldades económicas.
A redução prevista concretiza-se através da isenção das tarifas fixas e da aplicação ao consumo total do utilizador das tarifas variáveis do primeiro escalão, até ao limite mensal de 15 metros cúbicos.
A aplicação dos tarifários especiais é feita pelo período de um ano, findo o qual deve ser renovada a prova de cumprimento dos requisitos exigidos (exposta na questão seguinte), após prévio aviso do Município da Póvoa de Varzim com antecedência de, pelo menos, 15 dias.
Em que condições posso beneficiar do Tarifário Social?
O beneficiário do Tarifário Social deverá, obrigatoriamente, cumprir os seguintes requisitos:
  1. ter residência permanente no local indicado na fatura;
  2. estar recenseado no Município da Póvoa de Varzim;
  3. o rendimento bruto do agregado familiar não poderá ultrapassar o valor da Retribuição Mínima Mensal (RMM) vigente no ano anterior, multiplicado por 14, acrescido de 1/3 do valor da RMM, por cada pessoa – cônjuge, descendente ou ascendente – que integre o agregado familiar;
  4. não ser titular de quaisquer direitos reais sobre bens imóveis, para além daquele onde reside.
Como posso beneficiar do Tarifário Social?
Deverá fazer prova dos requisitos exigidos para a aplicação do Tarifário Social, apresentando à Loja do Ambiente (por correio, fax, e-mail, ou pessoalmente) os seguintes documentos, acompanhados pelo respetivo requerimento, devidamente preenchido:
  • Cópia da nota de liquidação do IRS ou Declaração emitida pela Segurança Social comprovativa das prestações auferidas por todos os membros do agregado familiar;
  • Cópia do NIF (Número de Identificação Fiscal) ou Cartão de Cidadão;
  • Cópia do Cartão de Eleitor;
  • Declaração emitida pelos Serviços de Finanças comprovativa de que não é titular de quaisquer direitos reais sobre imóveis, para além daquele onde reside.
Faturação
Qual a periodicidade da faturação?
É feita mensalmente.
Posso receber as faturas em morada diferente daquela em que o contador está colocado?
Sim. Basta que o solicite por escrito através dos meios que colocamos ao dispor.
Fatura Eletrónica
O que é a Fatura Electrónica?
É um serviço, brevemente disponível, que lhe dá a possibilidade de receber por email a sua conta da água.
Como posso aderir?
Aceda ao Site Loja do Ambiente e ative o serviço. Para tal, vai necessitar de se registar (caso ainda não o tenha feito) e de indicar um endereço de correio electrónico para o qual será enviada a fatura electrónica.
Quais as vantagens da fatura eletrónica?
  • É mais rápida:
    A Fatura Electrónica da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim chega sempre a horas e na periodicidade certa, não tem de esperar pelo envio do correio.

  • É mais cómoda:
    Pode organizar e arquivar e consultar as suas faturas com mais facilidade e em suporte digital, sem recorrer ao papel, a qualquer hora e em qualquer lugar.

  • Protege a conservação do Ambiente:
    Evita gastos desnecessários de papel, contribuindo para um melhor ambiente.
Ao aderir a esta modalidade continuo a receber a conta da água em papel?
Não. A partir desse momento passará a receber apenas a fatura electrónica.
Caso não receba o e-mail da Loja do Ambiente com a conta da água, como posso ter acesso ao respetivo documento?
Se estiver registado, pode fazê-lo em qualquer momento para através do Balcão Virtual, (consultar/visualizar/imprimir) a cópia do documento, verificando assim os valores faturados e as referências de pagamento.
Responsabilidades
Quem é responsável pela reparação das canalizações domiciliárias?
A instalação e reparação das canalizações prediais são responsabilidade dos proprietários ou usufrutuários.
Define-se canalização predial ou particular, toda a canalização do edifício até ao limite da propriedade.
Para reparação poderá interromper o fornecimento de água, fechando a válvula de seccionamento existente após o contador. Caso a avaria se localize na referida válvula, deverá solicitar à Câmara Municipal, através da Loja do Ambiente, a interrupção do fornecimento até que a avaria fique reparada.
Alterações na canalização
Devo avisar a Câmara Municipal se pretender fazer alterações ao projeto de canalização previamente aprovado?
Sim. Qualquer alteração ao projeto aprovado só poderá ser executada com conhecimento da entidade gestora (a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim). Para os casos mais complexos, pode ser exigida a apresentação de projeto.
Balcão Virtual
Como posso aderir ao Balcão Virtual?
Pode fazê-lo clicando aqui.
O que posso fazer no Balcão Virtual?
O Balcão Virtual permite-lhe:
  • consultar recibos, médias e tarifário em vigor
  • solicitar segundas vias de fatura
  • aceder ao serviço de fatura eletrónica
  • alterar os seus dados pessoais
  • fornecer e consultar as suas leituras de consumo de água
  • apresentar reclamações
  • comunicar incidentes
Reclamações
Como posso apresentar uma reclamação ou sugestão?
Pode fazê-lo através do endereço de email: lojaambiente@cm-pvarzim.pt
O que preciso fazer para apresentar uma reclamação relativa à fatura da água?
Pode fazê-lo através do Balcão Virtual, caso esteja registado, ou dirigindo-se ao serviço de atendimento da Loja do Ambiente, na Praça do Almada, 5A
O que devo fazer se não estiver satisfeito com a qualidade da água na minha morada?
Deverá reclamar de uma das seguintes formas:
  • dirigindo-se ao serviço de atendimento da Loja do Ambiente;
  • através do Balcão Virtual, caso esteja registado;
  • ligando para o número 252 088 000
O que fazer se...
O que devo fazer se houver uma fuga de água?
Caso exista uma fuga na canalização predial, deverá proceder conforme indicado para "reparação das canalizações domiciliárias" (ver categoria "Responsabilidades" acima).
Caso a fuga se verifique nas canalizações públicas, deverá comunicar, de imediato, à Câmara Municipal, diretamente para a Divisão de Saneamento Básico (252 298 500 – linha verde: 800 27 26 24).
O que fazer quando não tenho água?
Mal detete que há falta de água deverá:
  • Confirmar se todas as torneiras dentro de casa estão fechadas, de forma a prevenir eventuais inundações quando o abastecimento for restabelecido.
  • Desligar todos os aparelhos eléctricos que funcionam com água, designadamente as máquinas de lavar roupa e louça, bem como os termoacumuladores
  • Caso não se verifique falta de água na zona, confirme se a interrupção abrange todo o prédio ou apenas a sua habitação. Confirme, também, se as torneiras de segurança situadas junto ao contador da água estão abertas.
  • Se não conseguir descobrir o motivo da falta de água, ou se o abastecimento demorar a ser restabelecido, entre em contacto com a Loja do Ambiente através da Linha Verde 800 27 26 24, ou diretamente com o Serviço de Piquete (252 298 500).
O que fazer quando tenho pouca pressão?
O rebaixamento brusco de pressão ou a falta de água, poderá relacionar-se com uma rutura de conduta do sistema de distribuição. Se for agravando lentamente, poderá ser problema de envelhecimento da canalização predial – sobretudo canalizações em ferro – ou obstrução parcial do contador.
Em qualquer dos casos, deverá reclamar junto da Loja do Ambiente. A sua reclamação será, de imediato, analisada por um técnico municipal.
O que posso fazer para poupar água no meu dia a dia?

Há várias acções que, no seu dia a dia, pode adotar como prática habitual e que, no final do mês, irão refletir-se numa redução do valor da sua conta, contribuindo, também, para proteger o Ambiente.
Por exemplo:

  • Feche a torneira da água enquanto utiliza o sabão, ou o sabonete, para lavar as mãos;
  • Feche a torneira da água enquanto escova os dentes;
  • No duche, enquanto se ensaboa, feche a torneira e evite a perda de uma quantidade enorme de litros de água;
  • Quando faz a barba, encha o lavatório com a quantidade mínima de água necessária e feche a torneira;
  • Esteja atento a eventuais fugas de água no autoclismo. Caso elas ocorram, chame de imediato um canalizador para resolver o problema;
  • Feche a torneira da água enquanto ensaboa a loiça;
  • Se pretender lavar o seu carro, faça-o sempre com a utilização de um balde e esponja;
  • Regue o jardim e/ou as suas plantas com um regador;
  • Utilize as máquinas da roupa e da loiça com a carga completa. Caso contrário, irá duplicar os gastos com a água e a energia eléctrica;
  • Se detetar uma rotura na via pública, ligue para a nossa Linha Verde 800 27 26 24.
Qualidade da água
Como é controlada a qualidade da água?

A Câmara Municipal é a entidade responsável pelo controlo da qualidade da água na Póvoa de Varzim, conforme estipulado no Decreto-Lei 306/07 de 27 de agosto.
Em todo o Concelho são monitorizados 132 pontos estratégicos, do ponto de vista da distribuição da água, que se repartem pelas 12 freguesias da Póvoa de Varzim, de acordo com a sua população abastecida.
A monitorização é realizada através de amostragens semanais, em pontos de colheita distintos, na rede de distribuição, de acordo com o Plano de Controlo de Qualidade (PCQA) aprovado pelo Instituto Regulador de Água e Resíduos (IRAR).
No total, são feitas pesquisas a um conjunto de 38 parâmetros, que se subdividem em três grupos:

  • Parâmetros microbiológicos (controlo da presença de micro-organismos);
  • Parâmetros organolépticos e de natureza fisico-química (controlo da presença de substâncias tóxicas como os metais pesados, chumbo ou mercúrio);
  • Parâmetros considerados como substâncias indesejáveis e outros correspondentes a substâncias tóxicas (tais como compostos compostos da interacção do cloro com a água, em vários pontos da rede de abastecimento).
Posso beber a água da torneira?
Sim. A qualidade da água para consumo humano proveniente do serviço de abastecimento público é alvo de monitorização permanente, sendo comprovada pelo registo sistemático dos resultados das análises efetuadas. A água distribuída na rede pública da Póvoa de Varzim cumpre integralmente os parâmetros fixados pela legislação
O que significa a dureza da água?
A dureza da água que nós consumimos é causada, sobretudo, pela presença de metais alcalinoterrosos, designadamente sais de cálcio e de magnésio. Quando se verificam valores significativos destes metais, a água é considerada "dura". Ao invés, sempre que existem em pequenas qualidades ela é "macia".
O que é o pH da água?
O pH da água é uma medida da sua acidez ou da sua alcalinidade, exprimindo a atividade do ião hidrogénio (H+). Segundo a Escala de Sorensen (1909), uma água com um pH igual a 7 é considerada neutra. Pelo contrário, ela é considerada ácida se o valor do pH for inferior a 7, e alcalina se for superior a 7.
No caso da água para consumo humano distribuída pelos sistemas de abastecimento público, a legislação vigente (Decreto-Lei nº 243/01) determina que o valor paramétrico do pH deve situar-se entre 6,5 e 9 inclusive.
Onde posso consultar os resultados das análises à qualidade de abastecimento na Póvoa de Varzim?
Poderá fazê-lo aqui.